Minha lista de blogs

quarta-feira, 2 de outubro de 2024

As divergências na Capitão Pedro Afonso

 O Condado de York e a Capitão Pedro Afonso são ruas paralelas e os únicos logradouros  públicos da Vargem Grande fechados e com guarita. Ambas são ligadas à Estrada Vereador Alceu de Carvalho. 

As duas se iniciam na Estrada dos Bandeirantes e se ligam à Estrada Vereador Alceu de Carvalho que vai até à praia passando pelo Maramar. 

As duas vias públicas criaram associações de moradores  com o objetivo valorizar os imóveis e facilitar a venda de lotes.

Por tolerância da Prefeitura, a guarita da Capitão Pedro Afonso ainda está no local, mas desativada. Portanto, hoje a única rua fechada da Vargem Grande é Rua Mário Lisboa de Carvalho. 


Esta é a guarita da Estrada Capitão Pedro Afonso que fica quase em frente ao Parque Aquático.
Foi construída a cerca de 25 anos e tem tido muitos problemas de aceitação pelos moradores. Conheço bem a história porque na época estava construindo casas no local e até forneci o material o telhado.
Nos primeiros anos da sua existência tudo corria em paz e planejavam fazer uma segunda guarita no final da rua para dar mais controle e imaginária segurança ao local.  Mais tarde mudou a administração e entrou um pessoal muito radical que queria obrigar todos a contribuir. Deu tudo errado e entrou a milícia. Houve brigas com tapas e pontapés e a polícia chegou a ser chamada.
 Lá como aqui, ninguém é dono da rua. Pertence ao município e ao povo. Inegavelmente é parte do bairro de Vargem Grande.
Alguns moradores entraram na justiça e outros foram se queixar na Prefeitura. Primeiramente a Prefeitura informou que nunca autorizou sua instalação.  Tentando apaziguar os ânimos, foi lá e mandou colocar placas nos dois lados dizendo LOGRADOURO PÚBLICO - Livre acesso e utilização por todos os cidadãos. Passou a ser uma guarita sem utilidade, quase decorativa. Hoje o dinheiro que arrecadam dá apenas para pagar os dois empregados informais da guarita. Nos do prédio contribuímos voluntariamente com 300 reais por mês.
Esta placa foi instalada na guarita.

O direito individual de "ir e vir" é constitucional e precisa ser respeitado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário