Minha lista de blogs

sexta-feira, 27 de dezembro de 2024

segunda-feira, 4 de novembro de 2024

FOTOS MEMORÁVEIS DO CONDADO DE YORK

 

Vaquinha pastando. Foto tirada em Junho de 1991. 
A cerca de arame farpado fui eu que coloquei para deixar o gado separado no meio do loteamento, onde ainda não havia nenhuma obra. As vacas pastavam e aparavam a grama.


Quando iniciei a plantação das árvores cerquei a pracinha toda com tela galvanizada e tubos de ferro galvanizado. Fiz tudo com meus recursos sob aplausos do Dr. Augusto. Foi toda retirada pela AMCY quando tentaram destruir a plantas para dar lugar a um estacionamento. Quiseram que eu saísse e em seguida alugaram o local, mas nunca pagaram nenhum aluguel.
A AMCY  foi criada por interesses financeiros e políticos, mas principalmente para enganar os novos adquirentes de que se tratava de um condomínio fechado, mas principalmente  para apoiar as decisões da Kroy. É só ler as antigas atas de assembleias. Não adianta negar a verdade. Está tudo documentado nas próprias atas das assembleias. 



Foto da grande enchente de 1996. Nesta ocasião a Kroy já havia retirado o velho portão de ferro e construído um muro de três metros de altura que represou toda a água que corria pela Mário Lisboa de Carvalho. Mais tarde aumentou a altura para cerca de seis metros. Soube que colocaram bombas, mas isto é apenas um paliativo. Quem for construir nos fundos deverá aterrar com, pelo menos, 1 metro. Quanto mais construções, menos espaço para drenagem.

Depois de uma enchente, o lamaçal. O muro sempre represou a água. No antigo portão de ferro havia uma passagem por baixo. 

Foto de 1996 na Capitão Pedro Afonso. Bombeiros salvando moradores, principalmente idosos e deficientes.

Quando surge qualquer problema, as pessoas sempre chamam os bombeiros e a polícia, jamais uma associação de moradores. É assim em todo o Rio de Janeiro.

Foto de 1991

Rua Mário Lisboa de Carvalho em Janeiro de 1992.


Fotos da pracinha quando mandei aterrar e nivelar.

Foto do meu velho Opala em 1991.
Foto de 1996. Plantando o Bambuzal.


Carta por e-mail que recebi do Sirkis, então Secretário de Urbanismo, com planos da Prefeitura para as Vargens. Naquela época ainda não havia PEU para as Vargens e tudo estava virando uma bagunça. Todos os lotes eram considerados "área agrícola". Só se permitia "uma casa" em terrenos de 5 a 10 mil metros². Mas ninguém estava respeitando; num único lote se construía até 50 casas. Quem mais me ajudou a consegui-lo foi o então presidente do Sindicato da Construção Civil, Dr. Conde Caldas da CONCAL ENGENHARIA. Nesta época eu liderei um movimento chamado Casa Legal que exigia a criação de um PEU para as Vargens. 




terça-feira, 1 de outubro de 2024

COMO ESTAVA O LAGO QUANDO QUANDO INICIEI O TRABALHO DE REVITALIZAÇÃO

 O lago estava todo tomado pelo mato.


Quando retiramos o matagal, foi isto que apareceu. O fundo do lago estava todo rachado e tivemos de concretar tudo. Agora não vasa nada.
Antes de iniciar os trabalhos de revitalização o lago estava assim.




Agora está assim. Cheio de peixinhos, sapos e rãs, e já consomem um quilo de ração por dia. Esperando a volta das garças e patinhos selvagens. O Martim Pescador já está sempre por lá.

quarta-feira, 24 de abril de 2024

LAGO ABANDONADO ERA FOCO DE MOSQUITO DA DENGUE.

 


            Como a maioria dos moradores deve estar sabendo, combinei com o presidente anterior que era o Sr. Luiz Vicente para revitalizar o jardim conhecido como "Praça das Garças".  
Depois de limpo pudemos ver que era uma enorme foco de larvas da Dengue. 

            O lago estava tomado por mato, mas no fundo havia pequenas poças d'água onde era criadouro de mosquito da Dengue. Quando fomos limpar nos departamos com esse grave problema e então resolvi fazer pequenos montinhos de folhas secas e por fogo. O problema foi resolvido porque as larvas não sobrevivem nas cinzas.  Neste período eu peguei dengue e fiquei dez dias de cama. 
            Hoje o novo presidente, Sr. Alexandre,  me abordou educadamente, diga-se de passagem, e pediu que não fizesse mais fogo porque algumas pessoas estavam reclamando. Tudo bem, eu concordo. Fiz este poste para explicar as minhas razões.
            O Lago já está quase todo limpo e não há mais necessidade de fogo para eliminar os focos de dengue. Brevemente iremos concretar o fundo e repor a água com peixes "tilápias". Informo também que a água vira da chuva que cai no meu telhado e será conduzida até o lago.  
             Se eu tiver o apoio dos moradores, logo teremos um local maravilhoso para o prazer de todos e principalmente as crianças. 
.
   Ao contrario da Praça das Corujas,  esta pracinha não dará nenhum trabalho para os empregados ou outros custos para a associação. Como era antes, eu fornecerei os cuidados e a ração para os peixes. 
Não sou favorável a animais domésticos porque só servem para dar despesas. Os animais silvestres se alimentam naturalmente. 

Se alguém quiser falar comigo, fazer alguma reclamação ou dar alguma sugestão, meu telefone é 24282030 e meu e-mail é falecomromeo@gmail.com  

sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

A RECUPERAÇÃO DA PRACINHA EM FRENTE AO YORK PRIME. Veja como foi.

 

Esta é uma foto antiga. Dá para ver como era o lago, tinha muitos peixes e sempre frequentado por garças e outros animaizinhos silvestres.
Estamos trabalhando para que volte à sua beleza original. 


Como está este lago atualmente. Já está cheio de água e com peixes.


Nas fotos abaixo poderão ver o trabalho que deu para recuperar todo o bosque. Mas está quase pronto.



Depois de tudo limpo, talvez tenhamos de concertá-lo novamente. As raízes das árvores devem ter provocado rachaduras, pois não retém mais água. Antes ele permanecia cheio pelo própria água da chuva.  

Já concretamos e está cheio de água e com pequenos peixes.


Este é o local escolhido para instalar os aparelhos de ginástica da Prefeitura. Já está limpo, mas precisa ser concretado.

.
Esta foto foi tirada na área de lazer da Beira-Rio.




Abaixo verão o lugar escolhido para concretar e instalar os aparelhos na sombra. 




trabalho de limpeza
Parte do terreno sendo limpo.

Este é um pé de castanha que está sendo atacado por plantas parasitas. Será nosso alvo em breve. 

Este é um pé de Manga Carlotinha que também está sendo acatado por plantas parasitas. Como se trata de um pé com mais de trinta anos e portanto grande e forte, resistiu bem ao abandono e continua dando frutos. 

Este é um antigo pé de jambo que morreu e continua no local. Precisamos da autorização do meio ambiente para removê-lo.

AGORA A PRAÇA ESTÁ ASSIM
Novas árvores estão sendo plantadas e as antigas estão sendo recuperadas.


Este é um pé de "Angico" que morreu e ameaça cair. Cuidado, é perigoso ficar perto dele, pois pode cair.
Em 25/10/2024, com a chuva intensa, esta árvore finalmente caiu. 


NÃO BASTA PLANTAR, É PRECISO CUIDAR.

Há mais de trinta anos, quando plantei as árvores percebi que era importante cercar o local com tela de arame. Tudo foi feito com tela galvanizada de 2 metros de altura e suportes de tubo galvanizado (cada tudo de 6 metros foi cortado ao meio) Foi necessário muitos tubos e tela para cercar toda a praça. À noite ficava fechada e só reabriria ao amanhecer.  'Lembrando que quem custeou tudo fui eu.'

As primeiras árvores plantadas.



 Antes de começar o trabalho, era assim. 



Por mais de 20 anos cuidei pessoalmente da nova pracinha. Quando a associação assumiu deu o nome de Praça das Garças justamente porque era ninhal de garças e patinhos selvagens. Depois colocaram patos domésticos que espantaram as garças e os patinhos selvagens. 
Na mesma época colocaram carneiros e estes comeram as cascas de muitas árvores que morriam em seguida.
Mais tarde resolveram remover toda a tela com os tubos que, segundo me informaram, foram  levados para guardar no parque aquático.