Minha lista de blogs

sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

A RECUPERAÇÃO DA PRACINHA EM FRENTE AO YORK PRIME.

 

Esta é uma foto antiga. Dá para ver como era o lago, tinha muitos peixes e sempre frequentado por garças e outros animaizinhos silvestres.
Estamos trabalhando para que volte à sua beleza original. 


Como está este lago atualmente



Depois de tudo limpo, talvez tenhamos de concertá-lo novamente. As raízes das árvores devem ter provocado rachaduras, pois não retém mais água. Antes ele permanecia cheio pelo própria água da chuva.  


Este é o local escolhido para instalar os aparelhos de ginástica da Prefeitura. Já está limpo, mas precisa ser concretado.
.
Esta foto foi tirada na área de lazer da Beira-Rio.







Parte do terreno sendo limpo.

Este é um pé de castanha que está sendo atacado por plantas parasitas. Será nosso alvo em breve. 

Este é um pé de manga carlotinha que também está sendo acatado por plantas parasitas. Como se trata de um pé com mais de trinta anos e portanto grande e forte, resistiu bem ao abandono e continua dando frutos. 

Este é um antigo pé de jambo que morreu e continua no local. Precisamos da autorização do meio ambiente para removê-lo.

Este é um pé de "Angico" que morreu e ameaça cair. Cuidado, é perigoso ficar perto dele, pois pode cair.
NÃO BASTA PLANTAR, É PRECISO CUIDAR.

Há mais de trinta anos, quando plantei as árvores percebi que era importante cercar o local com tela de arame. Tudo foi feito com tela galvanizada de 2 metros de altura e suportes de tubo galvanizado (cada tudo de 6 metros foi cortado ao meio) Foi necessário muitos tubos e tela para cercar toda a praça. À noite ficava fechada e só reabriria ao amanhecer.  'Lembrando que quem custeou tudo fui eu.'

As primeiras árvores plantadas.



 Antes de começar o trabalho, era assim. 



Por mais de 20 anos cuidei pessoalmente da nova pracinha. Quando a associação assumiu deu o nome de Praça das Garças justamente porque era ninhal de garças e patinhos selvagens. Depois colocaram patos domésticos que espantaram as garças e os patinhos selvagens. 
Na mesma época colocaram carneiros e estes comeram as cascas de muitas árvores que morriam em seguida.
Mais tarde resolveram remover toda a tela com os tubos que, segundo me informaram, foram  levados para guardar no parque aquático. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário